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O HOMEM VITRUVIANO NA VISÃO DA TURMA 302

Apresento aqui uma experiência vivida com alunos de 3º ano do ensino médio, do curso noturno, da escola onde trabalho no município de General Câmara/RS.
A idéia inicial surgiu com a leitura do best seller “O código Da Vinci” do autor Dan Brown. Neste livro há vários momentos em que a Matemática se faz presente e uma delas é mencionando o Homem Vitruviano. Em certa passagem do livro está escrito “O Homem Vitruviano [...] do mais famoso croqui de Leonardo da Vinci. Considerado o desenho anatomicamente mais correto de sua época”. Tais idéias instigaram a curiosidade. Acreditamos que pudesse render um estudo mais aprofundado. Propusemos, então, aos alunos, que pesquisassem: Quem foi Vitruvius? Não sabíamos bem ao certo o que poderia nascer da referida pesquisa, mas a partir deste estudo, surgiu entre outros, o nome de Leonardo Da Vinci e o desenho do Homem Vitruviano.
Marcus Vitruvius Pollio viveu no século I a.C. Foi engenheiro e arquiteto, ficou conhecido por suas obras e especialmente por ter editado a melhor fonte para entender a arquitetura romana. Descreveu com exatidão os edifícios existentes no seu tempo, bem como valiosos conselhos sobre construção. Também afirmou que: “a altura de um homem é igual ao alcance de seus braços estendidos e que essas duas medidas formam um quadrado que encerra o corpo inteiro, enquanto que as mãos e os pés tocam o círculo que tem seu centro no umbigo (quadratura do círculo)”. Em 1492 Leonardo Da Vinci esboçou através de um desenho a idéia de Vitruvius. Nascia aí o Homem Vitruviano, tão famoso e comentado em diversos meios. O Homem Vitruviano transformou-se em um ícone de beleza e estética até os nossos dias. Não é raro encontrá-lo em livros, revistas, cartazes, jornais, enfim, ele aparece freqüentemente.
Devido a sua importância e aproveitando as idéias de Vitruvius, foi sugerido aos alunos que criassem o “Homem Vitruviano da visão da turma 302”. A idéia foi tão bem aceita pelos alunos que em poucas semanas a obra estava concluída. Durante a execução várias fotos foram tiradas e, estas fotos serão mostradas na apresentação oral do trabalho. Concluída a obra e para que tivesse a devida valorização por parte da escola, foi organizada uma inauguração solene. Distribuímos convites no qual dizia que a inauguração seria uma aula de arte.
No dia da solenidade, professores e alunos do noturno estavam presentes. Para dar início à inauguração, dois alunos executaram uma música clássica com guitarra e baixo, pois a música também é uma forma de arte; outros organizaram um texto que explicava quem foi Vitruvius, Da Vinci e aproveitaram também para homenagear o colega que foi o responsável pelos acabamentos e parte artística da obra. A professora de Literatura foi convidada para palestrar sobre a importância da arte.
Esta experiência foi muito significativa para a turma, porque houve uma valorização das aptidões de cada um. Foi uma maneira de trazer a Matemática para um lado mais humano e mostrar que ela está presente em todas as coisas de uma maneira clara e sem mistérios.
Foi possível reconhecer que existem diferentes formas de conhecimento, que a Matemática não trata de verdades eternas, infalíveis e imutáveis, mas que é dinâmica e está enraizada numa trajetória histórica, no seio de uma cultura e revela valores e crenças.
Ao término do trabalho foi possível verificar que os estudantes da escola identificam O Homem Vitruviano nos mais diversos lugares que antes passavam despercebidos.








Um comentário:

  1. Clarissa

    Os os Projetos da sua escola são maravilhosos e o seu BLOG a cada aula está um ShoW.
    Mais uma vez parabéns!

    Bjs

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