Geometria

                                        Caros alunos
Peço que escrevam comentários sobre a aula de hoje (21/9/2010). O que acharam das explicações dos colegas, deste tipo de aula e, principalmente, sobre o uso de blog como apoio a aula. Obrigada!
Ah, o comentário está no fim desta página, lá em baixo!!!!

Alexsandro - Dados os pontos A(-1,3), B(2,5), C(0,0), calcular:
a) OA-AB
b)OC-BC
c)3BA-CB 

Aline - Dados os vetores u=(2,-4), v=(-5,1) e w=(-12,6), determinar a1 e a2 tais que w=a1.u+a2.v 

Clarisse -  Sejam os pontos a(-5, 1) e B(1, 3). Determinara o vetor v=(a,b) tal que:

a) B=A+2v
b) A=B+3v
Construir o gráfico correspondente a cada situação.

DanielRepresentar no gráfico o vetor AB e o correspondente vetor posição no caso:
a) A(-1,3) e B(3,5)
importante



Eduarda – Qual o ponto inicial do segmento orientado que representa o vetor v=(-1,-3), sabendo que sua extremidade está em (3,1)? Representar graficamente este segmento.

Elisandra – No mesmo sistema cartesiano x0y, representar:
a) os vetores u=(2,-1) e v=(-2,3), com origem nos pontos A(1,4) e B(1,-4), respectivamente.
b) os vetores posição de u e v.
importante
Frederico – Encontrar o vétice oposto a B, no paralelogramo ABCD, para
a) A(-3, -1), B(4,2) e C(5,5)

importante

Juliana – Dados os pontos A(-3,2) e B(5,-2), determinar os pontos M e N pertencentes ao segmento AB tais que AM=1/2AB e NA=2/3AB. Construir o gráfico, marcando os pontos A,B,M,N e P, devendo P ser tal que AP=3/2AB.


Juliane – Sendo A(-2,3) e B(6,-3) extremidades de um segmento, determinar:
a) os pontos C, D e E que dividem o segmento AB em quatro partes de mesmo comprimento.

Naiane – O ponto P pertence ao segmento de extremos A(x1,y1) e B(x2,y2) e a distância dele ao ponto A é a terça parte da distância dele ao ponto B. Expressar as coordenadas de P em função das coordenadas de A e B.

Sidnei – Dados os vetores u=(1,-1), v=(-3,4) e w=(8,-6), calcular:
a) |u|=
d) |u+v|=
g) v/|v|=
h)|u/|u||=

importante

Sintia – Calcular os valores de a para que o vetor u=(a,-2) tenha módulo 4.

Sonia – Sabendo que A(1,-1), B(5,1) e C(6,4) são vértices de um paralelogramo, determinar o quarto vértice de cada um dos três paralelogramos possíveis de serem formados.

Calcular os valores de a para que o vetor u=(a, ½) seja unitário.
importante

Tais – Provar que os pontos A(-2,-1), B(2,2), C(-1,6) e D(-5,3), nesta ordem, são vértices de um quadrado.
importante

Everton – Dados os pontos A(-4,3) e B(2,1), encontrar o ponto P nos casos:
a) P pertence ao eixo 0y e é eqüidistante de A e B.
b) P é eqüidistante de A e B e sua ordenada é o dobro da abscissa
c) P pertence à mediatriz do segmento de extremos A e B.
importante

33 comentários:

  1. Meus queridos!
    Aí está a aula de hoje conforme combinamos. Gostei muito do desempenho de voces, pois todos se preocuparam em fazer bem feito. Alguns tiveram a sorte de resolver problemas mais interessantes que outros...mas isto foi uma questão de sorteio!!!
    Gostei da escrita de voces no quadro, da clareza, da postura...enfim, sei que as vezes sou chata, mas quero muito que sejam bons professores de matemática.
    Agora, quero que voces também comentem o que acharam da aula e do blog!!!!
    Ah, deculpe, mas acho que minha máquina fotográfica está perto da aposentadoria, as fotos ficaram ruins!!!!

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  2. Passei aqui pra ver se alguém já havia posto comentário...mas nada ainda!!!!

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    1. Não estou conseguindo visualizar o vídeo! como faço??

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  3. Profª Clarissa e colegas...

    Observei que nessa aula vocês utilizaram várias tecnologias: giz, lousa, papel, fotografias e o BLOG.
    PARABÉNS!

    Como professora blogueira estou curiosa p/ ler os comentários dos futuros professores de Matemática sobre essa aula...

    Bjs e sucesso....

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  4. Olá Prof. Clarissa. Gostei muito da aula. Além de discutirmos sobre determinado exercício, acho que "aprendemos brincando". Pois, com muita descontração participamos mais da aula, além de interagirmos com os colegas, ajudando e recebendo ajuda. Quase enlouqueci com algumas questões, mas vamos nessa! I LOVE YOU MATEMÁTICA!!!! Bjs no coração. Alex.

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  5. Olá prof.gostei da aula, pois foi uma maneira diferente, nos sentimos importantes quando estamos explicando alguma coisa aos colegas, e para quem esta começando agora é uma excelente oportunidade de conhecer esta sensação.
    Achei muito legal o seu blog,parabéns. Acho também que os meus alunos iriam gostar dessa idéia...um beijão.
    SÍNTIA

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  6. Ola!gostei de todos os trabalhos,foi uma aula diferente é trocando ideias que se aprende,poderiamos combinar de fazer outras aulas assim.bjus Juliane Borges

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  7. Olá Prof e queridos colegas!

    Foi uma ótima aula! Como já sou velho no curso (risos), já realizei meus estágios e participo do projeto de pesquisa junto ao professor Jeferson, logo apresento nossos trabalhos em muitos lugares, me atrevo a dizer que o uso da explanação no ambiente da sala de aula na faculdade é de extrema importância para a nossa didática e para o treino da exposição oral em público. Vejo que todos os meus colegas se portaram muito bem diante da turma e se utilizaram do vocabulário adequado e, dentro do possível de cada um, deram uma pequena aula sobre o seu exercício de modo sublime. Ponto para a Prof. Clarissa que sempre valoriza os trabalhos deste tipo.

    O uso do Blog é muito inteligente, pois possibilita que todos tenham a sua vez de falar, opinar, agregar ou discordar e serve como meio de divulgação dos trabalhos, não só dentro de nossa sala, mas para todos na web que porventura tenham interesse em Matemática.

    Ensinar é uma Arte!

    Abraço a todos!

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  8. Olá! Gostei muito da apresentação de todos os colegas, principalmente da postura deles como futuros professores! Este tipo de aula é bastante produtivo e pode ser muito significativo para a aprendizagem de todos. O blog nos permite dar a nossa opinião sobre assuntos de nosso interesse, como a Matemática.
    Seria legal fazermos este tipo de aula novamente.
    Bjs pra todos.
    Elisandra

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  9. Olá ProfªClarissa e demais colegas!
    A aula da terça-feira foi o máximo! Adorei as apresentações dos colegas, inclusive dos calouros que foram muito bem na sua 1ª apresentação.Claro que os veteranos também foram brilhantes em suas colocações.Esse tipo de trabalho nos dá a liberdade para expressar-nos nosso amor e dedicação pela matemática, colocar nossas dúvidas entre colegas e compartilhar saberes e opiniões, bem como desenvolver nossa postura e desenvolvimento na sala de aula. Adorei teu blog Clarissa, ele veio para contribuir e inovar cada vez mais com a nossa matemática, como uma nova forma de aprendizado e de compartilhar conhecimentos.Vai ser um sucesso!!! Bjsss!!! Sônia Marques.

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  10. ola prof. Clarissa! Eu gostei muito desta aula, pois foi uma maneira diferente de aprender e tirar as dúvidas,penso que esta aula foi bastante produtiva para todos.E todos foram muito bem em suas explicações. Bjus!!! Naiane Dias

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  11. Gostei muito da aula. A ideia de cada um resolver um exercício e explicar para os demais fez com que todos participassem de forma bastante interessada. Além disso para os alunos novos proporcionou a possibilidade experimentar um pouquinho do que é ser professor.
    Everton Ávila.

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  12. Pessoal, me informei com a minha professora do curso de blog: pra poder postar tem q ter uma conta no google. Se o teu e-mail é de outro gerenciador de e-mail, tem que registrar no google...que saco né?

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  13. Oi Professora Clarissa, gostei da atividade, as apresentações foram ótimas, todos se empenharam para a aula ser produtiva. Tava muito legal.
    Eduarda Stropper.

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  14. Ola clarissa,cheguei em casa agora com a cabeça estourando por conta da prova mas vou me superar para o G2.Mas falando da aula gostei muito da maneira de resolver os exercícios e claro que os alunos mais experientes se superaram mas um dia chego lá!bj Aline Pinheiro
    Ps:Pena que eu achei que tinha entendido tudo,mas valeu!

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  15. Bueno.. Aqui estou eu com um grande atraso.
    Mas antes tarde, do que nunca.

    Professora Clarissa, gostei muito da aula nesse dia por dois motivos.
    Primeiro: Como temos que fazer vários exercícios, e as vezes nos complicamos com a maneira tradicional. Dessa forma de apresentação aprendemos de várias maneiras, de acordo com a cabeça de cada colega.
    Segundo: Conhecemos muito mais os foturos professores que sairão da mesma turma que eu.

    Enfim, gostei muito dessa forma de avaliação.
    Parabéns à prof. E aos demais colegas.

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  16. Ola. Gostei muito da aula, foi uma boa primeira experiência. E o blog tá ficando muito interessante e intuitivo.Sidnei

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  17. enfim... não sei se ainda tenho tempo, mas como disse o Daniel, antes tarde do que nunca...
    Aulas desse tipo, no meu ponto de vista, são muito mais produtivas que as aulas "comuns". Além de termos um maior incentivo, a prática e a experiencia de irmos ate o quadro e sentirmos na pele o exercicio de ser professor, nos qualifica cada vez mais para exercer a profissão. Com o tempo, e com a prática desse tipo de atividade, perdemos a timidez e o ato de se fazer compreender pelos alunos, fica cada vez mais prazeroso. Nota 10 para a aula.
    Abraços, Clarisse

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  18. Olá Clarissa,
    Quero te parabenizar pelo dia do professor,e ressaltar que és uma "profe" maravilhosa,que se preocupa em fazer bem o seu trabalho.És um exemplo para seguirmos.Que bom ter a oportunidade de partilhar tuas experiências conosco.Será muito importante em nossa formação.Parabéns!!!!!!
    Beijos....
    Sônia Marques

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  19. Obrigada Soninha...fico até emocionada...mas acho que na vida temos que ser assim. Temos que fazer o nosso melhor, para uns pode ser pouco, mas não importa, é o nosso melhor!

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  20. Olá pessoal. Vou postar aqui o comentário da TAIS. Ela tem dificuldade em acessar a internet, por isto me deu escrito em papel e eu vou copiar aqui, ok?
    ------------------------------------------------
    Olá prof. Clarissa e colegas!
    primeiramente mil desculpas pela demora do comentário.
    " A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. É preciso encontrar as coisas certas para que ela tenha o sentimento que se deseja. Assim, a escolha de uma profissão é a arte de um encontro. Porque uma vida só admite vida quando a gente empresta nossa vida para o resto da vida". ( Vinícius de Morais)
    O que quero dizer:
    Que nossa aula foi muito interessante, uma experiência maravilhosa. E que podemos nos ajudar no decorrer de nossa caminhada, com pequenos momentos, mas com muito carinho, dedicação e aprendizagem, pelos lados, tanto lá na frente explicando, como sentado em uma cadeira, observando a aula, no meu pensamento aprendemos em dobro, e compartilhamos ideias.
    Realmente foi uma aula muito boa e prazerosa para mim, e espero que também tenha sido para os colegas.
    Prof. Clarissa espero que possamos repetir.
    Bjs, TAIS NORMELINA

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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  22. Professora Clarisse!
    Eu apaixonei com a maneira em que você procurou em explicar os exercícios, eu estava com muita dificuldade de resolvê-los, e através do seu blog, eu entendi muuuuuuita coisa.

    OBRIGADA

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  23. BELA PROFESSORA, ME JUDOU EM UM EXERCICIO QUE TAVA NA MAIOR DIFICULDADE , SO PELA FOTO, VI RESOLVIDO UM , E CONSEGUI RESOLVER O RESTO.aCHAR PONTO M N e P, vlwwwww queridaaa!!!!! sou estudante de engenharia , Guilherme. bjsss

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  24. com essa professora ,seria o aluno mais dedicado da turma muito boa

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  25. Porque não temos acesso a determinadas aulas (nas fotos), já que elas não se encontram habilitadas para serem abertas?
    Já precisei de uma informação que estava nesta página, mas a foto não tinha habilitação para abrir.

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  26. Provar que os pontos A(-2,-1), B(2,2), C(-1,6) e D(-5,3), nessa ordem, são vértices de um quadrado.

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  27. Provar que os pontos A(-2,-1), B(2,2), C(-1,6) e D(-5,3), nessa ordem, são vértices de um quadrado.
    mozarth11@gmail.com

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  28. Gostaria de compreender como foi feito esse exercicio:Provar que os pontos A(-2,-1), B(2,2), C(-1,6) e D(-5,3), nesta ordem, são vértices de um quadrado. Pois pela foto não consegui me localizar muito bem

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  29. acho que deveria ter em baixo de cada foto.. explicação de como foi resolvido o problema.. ja so pelas fotos não tem ₢omo

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  30. Cadê a foto do exemplo: "O ponto P pertence ao segmento de extremos a (x1; y1) e b (x2, y2) e a distância dele ao ponto A é a terça parte da distância dele ao ponto B. Expressar as coordenadas do ponto P em função das coordenadas de A e B."

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  31. como faco para ver as fotos que estam abaixo das perguntas

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